
Estou para lá de cansada! Parece que trouxemos um filho novo para casa... E temos que aprender a lidar com ele. Já estávamos habituados à nossa rotina antiga. Embora pesada, já fazia parte do nosso dia-a-dia. Parece que oiço o apito da máquina da diálise, de vez em quando andamos à procura do cateter...
Ontem à noite, eu e as avós do Miguel fizemos um "Querido, Mudei o Quarto". Retirámos tudo o que tinha a ver com a diálise, desde a máquina a todos os acessórios. Inclusivamente, mudámos a disposição de alguns móveis, tornando-o mais acolhedor e apropriado à sua idade E fizemos uma limpeza geral.
Quando cheguei ao hospital, o Miguel já estava chateado, porque nunca mais lhe vinham tirar o cateter central. Estivemos a manhã toda na incerteza se sairíamos ou não, pois dependia das análises. Lá nos vieram dizer que o Miguel tinha alta. No Dia das Mentiras!! Era difícil de acreditar!!
Durante a tarde tirou finalmente o cateter. Também mudou o penso da "porta do rim", como chamamos à cicatriz que vai ficar na barriga, no sítio por onde o rim foi colocado. O Dr. Pina ainda queria arriscar a mandá-lo sem penso para casa, só com os "steristrips" (aquelas fitinhas adesivas que seguram os "pontos"), mas como o Miguel ficou um bocadinho impressionado, acabou por tapar de novo. De qualquer forma, estava com muito bom aspecto. Também tem um penso a tapar o orifício do antigo cateter da diálise peritoneal.
Viemos cheios de recomendações:
- medir a tensão arterial e a temperatura duas vezes por dia;
- pesar diariamente;
- medir todos os líquidos que ingere, desde sopa, iogurtes, água, sumos, leite, etc.
- medir tudo o que urina;
- algumas recomendações alimentares, mas nada de muito extravagante;
- novos medicamentos, as horas, interacções, ...
- voltamos ao hospital já na 5ª feira, para análises e consulta. Mal dá para descansar um bocadinho...
- cuidados com visitas, saídas, etc.
- atenção aos sinais de infecção/rejeição
Pouco depois das 18 horas mandaram-nos finalmente embora. O Miguel vinha radiante, com a sua máscara do Mickey. Veio a andar até ao carro, parecia que nada lhe tinha acontecido! Ficou muito surpreendido com o seu quarto novo e, tal como nós, também se está ainda a adaptar ás novas rotinas. A Carolina, como gosta sempre de ter toda a gente no seu lugar, está muito satisfeita por ter o mano em casa! Já estão os dois a dormir a esta hora.
E agora, vou descansar. Dói-me a cabeça e ainda tenho que ir somar os líquidos e a urina da tarde e interiorizar os medicamentos de amanhã!
Obrigada pelas mensagens de hoje!!! Foi-me impossível responder a todos, mas fica prometido para amanhã. Beijinhos.